Lentes premium para catarata: valem a pena?

Para você concluir se as lentes premium para catarata valem a pena, é preciso entender o que é essa doença e como ela impacta a visão. Isso faz toda a diferença na escolha do tipo de lente.

A catarata é um problema na visão mais comum em pessoas mais velhas e provoca a opacificação do cristalino, a lente natural do olho. Isso causa visão embaçada, sensibilidade à luz e pode levar à perda significativa da visão.

O tratamento mais eficaz para a catarata é a cirurgia, que envolve a remoção do cristalino opaco e a sua substituição por uma lente intraocular (LIO).

É nesse momento que começam as dúvidas: qual lente escolher? Lentes premium são muito melhores? Quais as lentes são cobertas pelo plano de saúde? O SUS realiza a cirurgia?

Vamos esclarecer essas dúvidas a seguir, para você decidir com segurança se as lentes premium para catarata são a melhor opção no seu caso.

Tipos de lentes intraoculares

Existem vários tipos de lentes intraoculares disponíveis no mercado, cada uma com características específicas. A escolha da lente é feita a partir do exame oftalmológico, e leva em consideração as necessidades visuais, o estilo de vida e o orçamento.

Lentes rígidas e flexíveis

Antes de considerar os tipos de correção que as lentes podem oferecer, é importante distinguir esses 2 modelos.

As lentes rígidas são mais antigas. Elas demandam uma maior incisão na córnea para serem implantadas e suturas (pontos). Além disso, o pós-operatório exige mais cuidados e a recuperação é mais lenta. Por essa razão, tem caído em desuso pelos oftalmologistas.

Já as lentes flexíveis são uma tecnologia mais avançada, demandam uma incisão menor para serem posicionadas e não necessitam de sutura. A recuperação é mais tranquila e os resultados são melhores.

Lentes esféricas e asféricas

As lentes também podem ser esféricas ou asféricas.

As lentes esféricas são mais simples e com uma curvatura regular. Elas podem, porém, provocar distorções visuais.

Já as lentes asféricas são mais sofisticadas, não apresentam irregularidades nas extremidades, melhoram a definição das cores e também a visão de noite.

Agora, podemos partir para os tipos de lentes em relação às correções e benefícios para o paciente.

Lentes intraoculares monofocais

São lentes que corrigem apenas a miopia ou a hipermetropia, por possuírem somente um foco. Geralmente, corrigem a visão à distância, o que significa que a maioria dos pacientes ainda precisará de óculos para leitura ou outras atividades próximas.

As lentes intraoculares monofocais esféricas são as mais básicas e geralmente são os tipos cobertos pelo SUS e pelos planos de saúde, sem custo adicional para o paciente.

Lentes intraoculares multifocais

As lentes multifocais corrigem a visão para várias distâncias, permitindo que os pacientes vejam bem de perto, à média e à longa distância, sem a necessidade de usar óculos. Elas oferecem uma maior independência visual.

Para algumas situações de leitura, ou dependendo do grau do paciente, será necessário ainda usar óculos, porém, em frequência bem menor.

Elas são consideradas lentes premium para catarata, de alta tecnologia. Por isso, o custo é mais elevado e, normalmente, não é coberto pelo plano de saúde. Ou seja, a diferença de valor deve ser arcada pelo paciente.

Lentes intraoculares tóricas

As lentes tóricas são indicadas para corrigir astigmatismo maior do que 0,75 graus, além da catarata. Elas proporcionam uma visão mais nítida e reduzem a dependência de óculos.

Também são lentes premium para catarata e, por isso, não costumam ter cobertura do plano de saúde.

Lentes intraoculares multifocais tóricas

Esse tipo de lente premium para catarata combina a tecnologia da lente tórica com a da lente multifocal. Elas podem ser indicadas em casos de astigmatismo, uma vez que as lentes multifocais não têm efeito satisfatório para essa condição.

Também são consideradas lentes premium para catarata de alto valor, justamente por combinar a correção da catarata e de outros problemas de vista presentes. Dessa forma, os planos de saúde não cobrem seu valor integralmente e a diferença deve ser quitada pelo paciente.

Lentes intraoculares EDOF (foco estendido)

Estas lentes oferecem uma profundidade de foco estendida, permitindo uma visão clara em distâncias intermediárias e de longe, com menos distorção se comparadas às lentes multifocais.

É considerada uma lente premium para catarata e, geralmente, não são cobertas pelo SUS ou planos de saúde, exigindo que o paciente pague integralmente seu valor.

Lentes pseudoacomodativas

Esse tipo de lente intraocular tem a capacidade de simular a acomodação natural do cristalino para corrigir a visão de longe, intermediária e de perto.

Por apresentar alta tecnologia, também são lentes premium para catarata com custo mais elevado e não coberto pelos planos de saúde.

Cobertura pelo SUS e planos de Saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS) cobre a cirurgia de catarata com a inserção de lentes monofocais esféricas. Essas lentes são suficientes para restaurar a visão à distância, mas podem não corrigir todas as necessidades visuais do paciente, como astigmatismo ou a visão de perto.

Os planos de saúde também cobrem a cirurgia de catarata com lentes monofocais. Algumas operadoras oferecem a opção de lentes multifocais ou tóricas, mas normalmente isso envolve um custo adicional que deve ser pago pelo paciente.

Vale a pena investir nas lentes premium para catarata?

Optar por lentes premium para catarata, como as multifocais, tóricas ou EDOF, pode representar um investimento significativo, mas oferece grandes vantagens em termos de qualidade de vida. Essas lentes podem reduzir ou eliminar a necessidade de óculos após a cirurgia, proporcionando uma visão mais natural e funcional.

Como pagar pelas lentes premium para catarata?

Já que é um investimento que vale a pena, mas o SUS e os planos de saúde não cobrem o valor integral das lentes premium para catarata, você precisa de uma alternativa viável para realizar a cirurgia.

A inklo pode te ajudar! Financiamos a sua cirurgia com lentes premium em até 24 parcelas fixas no boleto.

São inúmeras vantagens:

  • Sem reajuste de valores;
  • Sem carência e você só começa a pagar em 30 dias;
  • Análise de crédito e contratação sem burocracia e online;
  • Taxas mais atrativas do que o empréstimo pessoal;
  • Não depende do cartão de crédito.

Acesse nossa plataforma online e faça em poucos instantes sua simulação de crédito!

--

--

Inklo - A sua melhor alternativa de pagamento.

A inklo financia cirurgias e procedimentos de saúde com as melhores taxas do mercado e sem burocracia.