Transplante capilar e implante capilar: quais as diferenças?

Você sabia que implante capilar e transplante capilar não são a mesma coisa? Apesar de o termo implante capilar ser bastante usado, ele não é preciso para explicar a técnica mais usada atualmente, que devolve cabelos aos calvos.

Entenda a seguir a diferença entre essas técnicas para tratamento da calvície e descubra qual a mais indicada para você!

O que é o implante capilar?

O implante capilar é a técnica na qual são enxertados fios sintéticos no couro cabeludo do paciente. Trata-se de um procedimento único e minimamente invasivo, do qual o paciente já sai com o resultado final.

O procedimento

Durante o procedimento, são feitos pequenos orifícios no couro cabeludo, para inserção do fio. As feridas dificilmente são vistas através do cabelo implantado. No entanto, elas podem demorar um pouco mais para cicatrizar e requerem cuidado extra para evitar infecções e a rejeição.

Apesar de serem usados fios sintéticos biocompatíveis, há sempre o risco de rejeição pelo organismo, uma vez que se trata de um corpo estranho.

Como fica o cabelo

O implante capilar não exige que o folículo seja nutrido, pois são fios sem vida. Por essa razão, ela pode ser uma alternativa para pacientes que sofrem com alopecia areata ou cicatricial, que são doenças que comprometem a irrigação dos folículos.

Os fios sintéticos buscam imitar a cor e a textura dos fios originais, mas não crescem e não ficam grisalhos, por exemplo. O aspecto também é menos natural do que o do cabelo de verdade.

Se os fios forem arrancados, “envelhecerem” ou caírem por alguma razão, a solução é realizar um novo implante no local.

O que é o transplante capilar?

O transplante capilar é a técnica na qual são enxertados fios do próprio paciente no couro cabeludo, extraídos de uma área doadora, para a área calva.

Normalmente, as áreas doadoras são as regiões mais densas, que não sofrem com calvície, como a nuca ou as laterais da cabeça.

Dessa forma, são realizados dois procedimentos, também minimamente invasivos: extração dos folículos e implante na região calva. Os resultados não são imediatos, pois os fios implantados caem após a cirurgia. No entanto, eles crescerão mais fortes e resistentes, após alguns meses.

O procedimento

O transplante capilar é realizado por meio de duas técnicas: FUE e FUT, que explicaremos a seguir.

Técnica FUE (Folicular Unit Extraction)

Nessa técnica de transplante capilar são extraídos os folículos de forma individualizada, sem deixar cicatrizes lineares. Pode ser mais indicada para pessoas com cabelos curtos pois as cicatrizes não são percebidas, já que são feitas incisões únicas e pequenas.

A técnica FUE é mais demorada e meticulosa, e também pode ter o custo mais elevado.

Técnica FUT (Folicular Unit Transplantation)

Nessa técnica de transplante capilar é removida uma faixa estreita do couro cabeludo, geralmente da nuca, deixando uma cicatriz linear e fina.

Essa faixa é dividida em partes menores, que são levadas ao microscópio para separação dos folículos. Essa técnica permite que sejam extraídos muitos fios, permitindo que áreas calvas maiores sejam preenchidas.

A técnica FUT é mais rápida e, geralmente, com custo menor do que a técnica FUE.

Como fica o cabelo?

Apesar de não serem percebidos imediatamente após o procedimento, os resultados do transplante capilar ficam muito mais naturais do que o implante capilar. Após o procedimento, o paciente deverá seguir os cuidados de higiene e medicação indicados pelo médico.

Os resultados costumam surgir a partir de 6 meses. O cabelo transplantado crescerá normalmente. Os fios poderão ser tingidos e estilizados como um cabelo natural, após a cicatrização completa. Eles poderão, inclusive, ficar grisalhos, como um processo normal do envelhecimento.

Com o passar do tempo, os fios ao redor da área transplantada poderão ficar mais finos, por exemplo. Por isso, é sempre importante seguir o acompanhamento médico para buscar uma aparência o mais uniforme possível.

Qual o valor do transplante capilar?

O transplante capilar não é um procedimento barato. O valor da cirurgia depende da região, do tipo de técnica e do especialista, mas pode ficar entre R$12.000 e R$25.000.

O que muitas pessoas não sabem é que esse alto custo não precisa ser uma barreira para realizá-lo. A inklo pode ajudar!

Oferecemos uma alternativa de pagamento para parcelar seu transplante capilar em até 24 vezes, no boleto. Você não precisa sofrer com as taxas abusivas do empréstimo pessoal e o parcelamento no cartão de crédito.

As taxas da inklo são atrativas, o processo de análise e contratação é online, rápido e sem burocracia. Você pode agendar seu procedimento imediatamente após assinar o contrato e só começar a pagar em 30 dias!

O primeiro passo é buscar um profissional que trabalhe com a inklo. Você também pode acessar a plataforma da inklo, e saber mais sobre nosso meio de pagamento.

Conheça a inklo! Clique aqui e saiba mais.

--

--

Inklo - A sua melhor alternativa de pagamento.

A inklo financia cirurgias e procedimentos de saúde com as melhores taxas do mercado e sem burocracia.